Blog layout

Três razões para Portugal ser o destino ideal para investir no imobiliário

Richard Lawrence • 24 de abril de 2024

Num cenário global que se apresenta em permanente mutação, os investidores procuram oportunidades sólidas e rentáveis para aplicar o seu capital. E, nos últimos anos, Portugal tem emergido como um foco de atração para os investidores imobiliários internacionais, graças a uma combinação única de fatores que tornam o país um destino de investimento irresistível.

Há um sofá e uma mesa de centro na sala.

Com um mercado imobiliário em crescimento, um setor turístico próspero, um clima favorável, segurança, charme histórico e uma qualidade de vida excecional, Portugal destaca-se como uma escolha inteligente e rentável quando se trata de investir em imóveis na Europa. Veja ao pormenor os motivos pelos quais Portugal é a escolha certa para os investidores imobiliários.


1. Mercado imobiliário em crescimento


É a razão mais óbvia deste cenário. O mercado imobiliário em Portugal continua em crescimento, reforçando a posição do setor como um dos motores da economia portuguesa. Em 2023, o preço da habitação no país subiu 8,2%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), com um volume de vendas global que atingiu os 28 mil milhões de euros. Há mais de 10 anos que o preço das casas em Portugal tem subido e é uma tendência que parece continuar em 2024, sendo que, de acordo com o INE, em janeiro deste ano, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos se situou nos 1.725 euros/m2, um aumento de 3,2% comparativamente a janeiro de 2023 – em 2019, este valor estava nos 1.098 euros por metro quadrado. Este crescimento sustentado é um reflexo do forte interesse dos investidores, tanto nacionais como estrangeiros, na aquisição de imóveis em território português.


"Apesar do aumento da procura, os preços da habitação continuam a ser competitivos em comparação com outros destinos europeus, o que faz de Portugal um dos melhores locais para o investimento imobiliário com vista a obter um bom retorno no futuro", explica Daniela Rebouta, sales director da Engel & Völkers Lisboa. "Em termos de rentabilidade, Portugal continua a ser um dos principais destinos europeus e o seu setor turístico está em constante crescimento", acrescenta.


Comparado com outros países europeus, Portugal oferece um custo de vida mais acessível, incluindo preços de imóveis mais baixos em comparação com cidades como Paris, Londres ou Zurique. Esta relação custo-benefício atrativa é especialmente apelativa para investidores que procuram maximizar o retorno sobre o seu investimento.



2. Qualidade de vida equilibrada


Portugal é conhecido por oferecer uma qualidade de vida incomparável, com um equilíbrio perfeito entre trabalho, lazer e bem-estar, e uma combinação de clima ameno, paisagens deslumbrantes, cultura rica e uma atmosfera descontraída. Esta qualidade de vida é especialmente atrativa para investidores que procuram um estilo de vida tranquilo. Além disso, o custo de vida é geralmente mais acessível do que na maioria dos países da Europa.

O Indicador de Qualidade de Vida da Numbeo classifica Portugal consistentemente como um dos melhores países do mundo para se viver, pela combinação de baixo custo de vida, acesso a cuidados de saúde de qualidade e um ambiente seguro e tranquilo – no índice por país de 2024, Portugal ocupa a 20.ª posição, à frente de países como a Austrália, o Reino Unido, a Bélgica, França e o Canadá. Além disso, Portugal é consistentemente classificado como um dos países mais seguros do mundo, de acordo com o Índice Global de Paz.


Estes dados adicionais reforçam ainda mais a atratividade do mercado imobiliário português e destacam o nosso país como um destino de investimento sólido e rentável face a outros países europeus. Portugal oferece um padrão de vida que é verdadeiramente apreciado por residentes e visitantes de todo o mundo.




3. Localização estratégica


Não podemos negar que este sempre foi um fator importante para Portugal em várias frentes. Situado na ponta ocidental da Europa, Portugal desfruta de uma localização estratégica que o torna um ponto de ligação entre a Europa, África e a América. Esta posição geográfica privilegiada oferece oportunidades únicas de investimento em setores como o turismo, comércio internacional e logística. Prova disso é o crescimento do setor turístico. Além da localização privilegiada, o setor é impulsionado pela beleza natural do país, pelo património cultural, pelo clima favorável, pela hospitalidade, pela gastronomia de excelência e os vinhos de renome, assim como pela acessibilidade e infraestrutura turística de alta qualidade. Todos estes fatores contribuem para tornar Portugal um destino turístico de eleição, atraindo milhões de visitantes de todo o mundo a cada ano. Com o bónus de ser um destino atraente durante todo o ano, graças ao clima mediterrânico ameno, com verões quentes e invernos suaves, que contribui para a atratividade contínua do país como destino de investimento e local de residência.


"Portugal sempre foi um dos destinos turísticos mais populares da Europa. É um destino turístico de primeira, com cidades históricas como Lisboa e Porto, praias deslumbrantes no Algarve e uma rica cultura gastronómica. Isto leva a um aumento da procura de propriedades de arrendamento de curta duração, o que representa uma grande oportunidade para aqueles que desejam investir em Portugal", explica Daniela Rebouta.


Estas características únicas fazem de Portugal um destino distinto no panorama europeu, oferecendo uma combinação única de oportunidades de investimento e qualidade de vida que o diferenciam dos restantes países da Europa. "O mercado imobiliário português oferece uma excelente oportunidade de investimento para quem procura rentabilidade a longo prazo. Com uma procura crescente de imóveis, preços mais competitivos do que noutros países europeus, estabilidade política e económica, políticas fiscais favoráveis, um setor turístico em crescimento e uma elevada qualidade de vida, Portugal é o destino ideal para os investidores imobiliários. Se está à procura de um investimento imobiliário sólido e rentável, Portugal é definitivamente a melhor opção", garante Daniela Rebouta, sales director da Engel & Völkers Lisboa.


Fonte: negocios



The most popular residence visas in Portugal are:


✔ Study or Internship Visa
✔ Work Visa
✔ Entrepreneur Visa
✔ Self-Employed or Retired Visa
✔ Golden Visa
✔ Startup Visa


Want advice on visas? 


Follow the link: VIA PORTUGAL



To reside legally in Portugal, you must apply for a visa before traveling to Portugal. 


You'll find out with the Orientation: 


What types of visas are available;
Which visa is right for you;
What are the procedures;
What are the steps for obtaining a visa; 


Instagram: @vp_viaportugal
Email: viaportugal@veportugal.com 


#veparaportugal #cidadaniaportuguesa #nacionalidadeportuguesa #vistoparaportugal #viaportugal #vistos #goldenvisa #visagold #investiremportugal #maputo #moçambique #vistos   #vistosnacionais #portugal #moraremportugal #viveremportugal #segurança #luanda #angola #caboverde #brasil #usa #realestate #americans #mercadoimobiliario #cplp


Via Portugal - Visas, Nationality, Citizenship, Legalization, Investment and Entrepreneurship

By Richard Lawrence - November 13th, 2024
5 reasons why you should choose Portugal as your new home Portugal has become one of the favorite destinations for foreigners looking to start over in a place with quality of life, safety and beautiful landscapes. So, for those who want to start life afresh in another country, here are 5 reasons why Portugal could be the ideal home:
A family is walking down the sidewalk hand in hand.
By Krishna Brunoni - July 30th, 2024
Did you know Portugal is ideal for raising a family?
A family is walking along the beach hand in hand.
By Richard Lawrence - July 30th, 2024
Where is the best place to live in Portugal with a family?
A bridge over a body of water with a lighthouse in the background
By RICHARD LAWRENCE - July 30th, 2024
What part of Portugal is best to live in? Where do the most expats live in Portugal? A selection of some of the best places to live in Portugal for expats in 2024.
A yellow and blue cart is parked in front of a building
By Richard Lawrence - July 30th, 2024
The Portuguese government has published a series of changes to the country's immigration rules. End of the Expression of Interest. The need for a Consular Visa to reside legally in Portugal. Jobseeker's Visa, CPLP Visa, among others.
A crowded beach with a large body of water
By Richard Lawrence - July 30th, 2024
The Portuguese can enter 189 countries without needing a visa. The country has moved up one position in the world ranking.
A statue of a woman holding the scales of justice.
By Richard Lawrence - July 29, 2024
Decree-Law no. 41-A/2024, of June 28, extends the validity period of documents and visas for foreign nationals to stay in Portugal. This measure extends the validity of the documents until June 30, 2025, one year beyond what was originally established in Decree-Law no. 10-A/2020, of March 13.
A man and a woman are holding the keys to their new house.
By Richard Lawrence - July 2nd, 2024
Those who need financing will have to go through other stages, starting with proving their resources to Portuguese banks.
A visa application with passport and flag
By Richard Lawrence - June 15th, 2024
Learn more about the Digital Nomad Visa (D8) and how you and your family can receive residency in Portugal.
A city with lots of buildings and boats on the water
By Richard Lawrence - June 14th, 2024
Are you dreaming of a new life abroad with a low cost of living? Portugal might be your ideal destination, offering a climate similar to California that is perfect for Americans.
More Posts
Share by: