Blog layout

Buying property in Portugal: easy but expensive

Richard Lawrence • 2 de julho de 2024

Those who need financing will have to go through other stages, starting with proving their resources to Portuguese banks.

Um homem está segurando uma mulher nos braços em uma sala de estar.

A compra de imóveis por estrangeiros em Portugal é facilitada pela legislação portuguesa. O processo é direto, especialmente para quem possui o valor total do imóvel. Quem necessita de financiamento, terá de superar outras etapas, a começar pela comprovação de recursos para os bancos portugueses.

É importante, desde logo, entender a nomenclatura dos imóveis. Em Portugal, as opções vão desde ‘moradias’ ou ‘vivendas’, que são casas, até ‘apartamentos’, ‘quintas’ (pequenas propriedades rurais) e ‘herdades’ (fazendas de maior dimensão). Familiarizar-se com termos como T0, T1, T2, que indicam o número de quartos do imóvel, também facilitará essa busca.


Em média, o preço do metro quadrado em Portugal gira em torno de €2.530 euros. Esse valor varia de acordo com a localização e o tipo de imóvel. Seja à vista ou financiado, alguns documentos são obrigatórios, como Número de Identificação Fiscal (NIF), passaporte, comprovantes de renda, contrato de trabalho quando houver, e uma declaração de idoneidade financeira.


O financiamento bancário, que a recente subida das taxas de juro complicou, tem uma limitação etária. Em 2022, o Banco de Portugal ajustou os prazos máximos para o assim chamado crédito habitação. O objetivo foi de reduzir a maturidade média dos novos contratos para 30 anos. A partir de então, clientes com até 30 anos têm um prazo máximo de reembolso de 40 anos; entre 30 e 35 anos o limite sugerido é de 37 anos. Para quem tem mais de 35 anos, o prazo máximo estabelecido pelo Banco de Portugal é de 35 anos. 


Na prática, clientes aposentados e acima dos 65 anos não alcançam esse máximo. Também há um limite máximo nos empréstimos para estrangeiros, que corresponde a 80% do valor do imóvel. Adquirir um imóvel em Portugal significa estar sujeito ao pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), o equivalente ao IPTU no Brasil, além do IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) no ato da compra, e o Imposto de Selo.


A ajuda de um corretor de imóveis e um advogado pode ser importante, especialmente para quem ainda não reside em Portugal. Estes profissionais podem orientar sobre custos, documentos e trâmites legais.


A figura do consultor imobiliário, que trabalha para o cliente e seria responsável por indicar o melhor caminho para obter financiamento não possui uma avaliação unânime. Vários analistas assinalam que muitas vezes eles podem agir na direção de recomendar o caminho de acordo com outros interesses. No Linkedin existem centenas de ofertas de vagas para consultores imobiliários - todas vinculadas a corretoras de imóveis.


Plataformas especializadas, como Idealista ou Supercasa reúnem anúncios de centenas de imobiliárias e facilitam a busca. Mas sempre é possível recorrer a uma ou mais imobiliárias, demandando com mais detalhes o que se busca. Após a escolha, a formalização ocorre com a assinatura de um contrato-promessa de compra e venda e, posteriormente, a escritura, que confirma a transação.


Comprar um imóvel em Portugal não confere automaticamente direito à cidadania ou visto de residência. O processo para obter esses documentos é separado e não está vinculado à posse de um imóvel. O visto Gold , que assegurava a nacionalidade a quem adquirisse um imóvel de 500 mil euros ou mais, deixou de existir em 2023, quando entrou em vigor o pacote Mais Habitação.


Fundos imobiliários


Os fundos imobiliários em Portugal têm aumentado significativamente seus investimentos em imóveis residenciais. Estes fundos agregam investidores individuais ou coletivos para investir em terrenos e imóveis, visando maximizar os lucros.


Geridos por corretoras especializadas, os fundos podem ser de renda (tijolo), papel (recebíveis) ou híbridos. Os investidores escolhem cotas do fundo para investir, gerenciadas pelo gestor do fundo, conforme estratégia definida. Existem três tipos de fundos: abertos, fechados e mistos. Os abertos têm unidades de participação variáveis, enquanto os fechados têm um número fixo. Os mistos combinam unidades fixas e variáveis.


Em 2023, os fundos de investimento imobiliário portugueses aumentaram sua exposição a imóveis residenciais, representando 17,4% da carteira, impulsionados pela criação de novas sociedades de investimento coletivo imobiliário. No entanto, o impacto dos fundos no mercado habitacional ainda é limitado, representando cerca de 9,5% do volume total de transações de alojamentos familiares em 2023.

FONTE: DN


The most popular residence visas in Portugal are:


✔ Study or Internship Visa
✔ Work Visa
✔ Entrepreneur Visa
✔ Self-Employed or Retired Visa
✔ Golden Visa
✔ Startup Visa


Want advice on visas? 


Siga o link: VIA PORTUGAL



To reside legally in Portugal, you must apply for a visa before traveling to Portugal. 


You'll find out with the Orientation: 


What types of visas are available;
Which visa is right for you;
What are the procedures;
What are the steps for obtaining a visa; 


Instagram: @vp_viaportugal
Email: viaportugal@veportugal.com 


#veparaportugal #portuguesecitizenship #portuguesenationality #vistoparaportugal #viaportugal

#visas #goldenvisa #visagold #investiremportugal #maputo #moçambique #vistos #national visas

#portugal #livinginportugal #livinginportugal #security #luanda #angola #caboverde #brazil #usa #realestate #americans #mercadoimobiliario #cplp



Via Portugal - Visas, Nationality, Citizenship, Legalization, Investment and Entrepreneurship

By Richard Lawrence - November 13th, 2024
5 reasons why you should choose Portugal as your new home Portugal has become one of the favorite destinations for foreigners looking to start over in a place with quality of life, safety and beautiful landscapes. So, for those who want to start life afresh in another country, here are 5 reasons why Portugal could be the ideal home:
A family is walking down the sidewalk hand in hand.
By Krishna Brunoni - July 30th, 2024
Did you know Portugal is ideal for raising a family?
A family is walking along the beach hand in hand.
By Richard Lawrence - July 30th, 2024
Where is the best place to live in Portugal with a family?
A bridge over a body of water with a lighthouse in the background
By RICHARD LAWRENCE - July 30th, 2024
What part of Portugal is best to live in? Where do the most expats live in Portugal? A selection of some of the best places to live in Portugal for expats in 2024.
A yellow and blue cart is parked in front of a building
By Richard Lawrence - July 30th, 2024
The Portuguese government has published a series of changes to the country's immigration rules. End of the Expression of Interest. The need for a Consular Visa to reside legally in Portugal. Jobseeker's Visa, CPLP Visa, among others.
A crowded beach with a large body of water
By Richard Lawrence - July 30th, 2024
The Portuguese can enter 189 countries without needing a visa. The country has moved up one position in the world ranking.
A statue of a woman holding the scales of justice.
By Richard Lawrence - July 29, 2024
Decree-Law no. 41-A/2024, of June 28, extends the validity period of documents and visas for foreign nationals to stay in Portugal. This measure extends the validity of the documents until June 30, 2025, one year beyond what was originally established in Decree-Law no. 10-A/2020, of March 13.
A visa application with passport and flag
By Richard Lawrence - June 15th, 2024
Learn more about the Digital Nomad Visa (D8) and how you and your family can receive residency in Portugal.
A city with lots of buildings and boats on the water
By Richard Lawrence - June 14th, 2024
Are you dreaming of a new life abroad with a low cost of living? Portugal might be your ideal destination, offering a climate similar to California that is perfect for Americans.
A golden seal with the words golden visa
By Richard Lawrence - June 14th, 2024
Learn more about Portugal's popular Golden Visa and its investment options
More Posts
Share by: